Muitos pequenos empresários tem medo de investir e/ou implantar procedimentos e processos dentro de sua organização pensando que  isso vai burocratizar e travar o andamento do seu negócio. Porem ai que ele erra já que não é necessário uma grande alocação de tempo e recursos para se ter um ambiente organizado e padronizado.

Os procedimentos são pequenos ajustes de acordo com a rotina da empresa que visam facilitar o trabalho, a organização e a padronização. Trazendo assim a confiança e a veracidade na informação atuando como um norte para o andamento do trabalho, servindo para os clientes externos e principalmente ao internos.

Em diversas ocasiões o pós-venda, seja ele de serviços ou de produtos, encontra entraves por falta de procedimentos no qual alguma etapa foi burlada ou ignorada, causando assim a demora do feedback ao cliente ou até mesmo a falta dele o que pode gerar consequências negativas para a imagem da sua empresa no mercado.

Fora o cliente externo o cliente interno também e afetado e de forma mais significativa pela falta de padronização e de procedimentos, pois sem a correta delegação de funções e atribuições e como deve ser feito e organizado, vão ocorrer falhas que geram perdas de tempo e capital. Como por exemplo a falta de procedimento financeiros no contas à pagar que pode gerar custos financeiros no atraso de um boleto ou um eventual protesto.

Tido como um grande vilão em algumas empresas os processos são criados para facilitar o trabalho de todos, porém em muitas vezes por processos mal elaborados, excessivamente grandes e desproporcionais para o nível da empresa e funcionários mal informados acabam caindo no esquecimento e sendo apenas mais um manual na estante.

Ao entendemos não só pela ótica empresarial, mas sim pela ótica funcional que os procedimentos estão ali para auxiliar e respaldar o funcionários na execução de seu trabalho, o mesmo irá buscar executar com zelo o procedimentos. Entretanto para que isto venha ocorrer de fato é de suma e fundamental importância a comunicação com todas as partes envolvidas no processo desde alta gerencia ao cargo mais baixo.

Uma empresa que conte apenas com o gestor e um funcionário pode adotar os procedimentos operacionais que couberem como por exemplo a de atendimento ao cliente, organização e guarda de documentos, em vendas e serviços, controle de estoque de insumos e financeiros. Salvaguardando assim possíveis falhas que possam ocorrer como vendas não contabilizadas, estoque sem baixa, pagamentos em duplicidade ou “esquecidos” e muitos outros problemas de cunho operacional.

Assim ponho que com o atual cenário nacional e internacional está exigindo as empresas uma maior profissionalização e a diminuição de perdas operacionais, para permanência no mercado e os procedimentos e processos são de vital importância para o comprimento desse objetivo.

Tags:

Contate-nos

Deixe sua mensagem e nossa equipe entrará em contato.

Enviando

©2017 Otimiza Assessoria Empresarial - Todos os Direitos Reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account