Com a constante mudança de mercado e a competitividade aumentado de forma significativa nos últimos anos, tornou-se uma obrigação a profissionalização da gestão por parte das empresas. As grandes empresas com mais recursos contratam sistemas poderosos que fornecem para seus gestores informações confiáveis e de qualidade para a tomada de decisão. Agora como o pequeno e micro empresário pode alcançar o nível de estratégia ideal para seu negócio, com os poucos recursos disponíveis?

Um grande aliado desses gestores é o Excel, a ferramenta da Microsoft, quando bem utilizada pode trazer dados e indicadores de qualidade auxiliando e embasando a tomada de decisão. Porem para isso é necessário que se atendam alguns requisitos básicos que iremos listar:

  • Conhecimento Intermediário da Ferramenta

O Excel tem diversas funções e formulas que visam auxiliar a elaboração e validação de cálculos pelo usuário, sendo possível a criação de base de dados robustas e confiáveis, porem para nós gestores o conhecimento intermediário do programa aliado com o norte estratégico consegue suprir a falta de um sistema de informações mais robusto.

  • Qualidade e Confiabilidade nas Informações

O principal ponto da lista, pois antes de qualquer análise e planilha, deve ter segurança na informação disponibilizada de sua empresa. Com base nela que serão tomadas a futuras decisões da organização então e de suma importância a confiabilidade dos dados que serão informados. Para isso recomendasse o controle de estoque, entradas e saídas e a segregação de custos pessoais dos empresariais.

  • Adaptação da Necessidade da Empresa

Atualmente há inúmeras planilhas gratuitas e pagas que ajudam a organizar e trabalhar as informações, porem para utilizarmos essas ferramentas de forma que gerem resultados. É necessário visualizar o contexto e a real necessidade da empresa, moldando a ferramenta para o maior aproveitamento estratégico dos dados.

  • Revisar, Revisar e Revisar.

Por ser uma ferramenta manual se faz necessária a revisão periódica da planilha, auditando o funcionamento das funções e a entrega de resultados. Uma formula com erro pode levar a tomada errada de decisão, que pode impactar negativamente em seu negócio.

Seguindo esses passos básicos o gestor trará a confiabilidade nos dados, para a avaliação de sua empresa com indicadores reais e precisos, podendo assim fundamentar suas decisões e controlar os resultados de sua organização. Pensando nisso a Otimiza Consultoria Empresarial irá disponibilizar em janeiro o Curso Online de Excel para gestores, capacitando os tomadores de decisões a utilizar essa excelente ferramenta que é o Excel.

Tags:

Contate-nos

Deixe sua mensagem e nossa equipe entrará em contato.

Enviando

©2017 Otimiza Assessoria Empresarial - Todos os Direitos Reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account